contato@draceleste.com.br

+ 55 51 99712.4100

Notícias

7 Benefícios que a natureza traz para sua saúde mental.

1. SOL

A vitamina D atua melhorando a absorção de cálcio, além de estar relacionada à melhora de humor e à redução do risco de desenvolver várias doenças.

O hormônio melatonina, que é responsável por regular o nosso relógio biológico, precisa da luz do sol.

2. FOCO

Passar um tempo em contato com a natureza, de preferência sem interferências tecnológicas, é uma ótima forma de deixar os problemas e o estresse de todo dia em segundo plano. Dessa forma, ficamos mais

focados e conseguimos realizar nossas tarefas de um modo melhor.

3. Seu cérebro agradece

Quando as pessoas estão com suas mentes vagando, o que acontece muito mais facilmente com quem está em contato com a natureza, o cérebro entra em um estado conhecido como “rede neural em modo padrão”, que é um complexo sistema de comunicação coordenada entre todas as partes dele.

Essa atividade é fundamental durante o processo de desenvolvimento ou compreensão do comportamento humano, o que nos ajuda a entender melhor nossa própria identidade.

4. Ar fresco e pressão arterial

Em ambientes fechados ou com muita poluição, o corpo precisa trabalhar mais para suprir suas necessidades de oxigenação. Trabalhar mais significa ter um aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.

Exercícios de respiração diminuem a produção de hormônios relacionados com o estresse e ajudam você a lidar melhor com situações estressantes no futuro. Uma respiração acelerada faz com que seu corpo fique em estado de alerta e estressado. Por outro lado, respirações lentas e profundas são capazes de deixar você mais calmo rápido.

Respirar ar fresco ajuda a regular os níveis de serotonina e, consequentemente, promover sensações de felicidade e bem-estar. Além do mais, o ar “puro”, encontrado em ambientes

naturais tem um efeito ainda mais relaxante em nosso corpo. O ar de ambientes não poluídos, como uma cachoeira em um lugar afastado, aumenta a amplitude das ondas cerebrais, o que cria um efeito tranquilizante imediato.

A terra também é uma fonte de energia e alegria, e isso já é cientificamente comprovado: uma pesquisa feita pela Universidade do Colorado revelou que uma bactéria inofensiva, encontrada no solo (não poluído), pode agir como uma espécie de antidepressivo natural.

Isso acontece porque o tal microrganismo nos faz produzir mais serotonina. A mesma bactéria parece também fazer bem ao nosso sistema imunológico. Criar uma pequena horta em casa, por exemplo, é sempre uma boa ideia.

 

 

Preencha seus dados

Vamos resolver e trabalhar suas questões, juntos.