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Insônia. Como dormir melhor?

Uma pessoa que não consegue dormir com facilidade a algum tempo, geralmente, começa a ter pensamentos negativos relacionados ao sono, causando ansiedade e tensão corporal que geram mais insônia ainda.

As principais causas da insônia são divididas entre questões emocionais e físicas. Algumas doenças ou o uso de determinados medicamentos podem gerar a dificuldade do sono.

As vivências de ordem emocional também podem interferir na sua noite.

Hábitos de sono inadequados:

  • Dormir assistindo televisão;
  • Todos os dias adormecer em horários diferentes;
  • Usar a cama para fazer várias atividades (comer, assistir tv, estudar, falar ao telefone, utilizar o notebook, trabalhar…);
  • Comer alimentos “pesados” pouco tempo antes de se deitar;
  • Fazer exercícios imediatamente antes de dormir;
  • Fazer uso de alimentos ou bebidas estimulantes à noite (álcool, café, chá preto, chocolate).

Como dormir melhor?

  • Elimine os sabotadores;
  • Cafeína, álcool, fumo;
  • Evite cochilos;
  • Relaxamento;
  • Praticar Ioga ou meditação ajudam a relaxar.

Alimentação adequada

Jante alimentos leves. Chás como camomila e cidreira podem ser ótimos auxiliadores.

Horários regulares

Estabelecer horários fixos para deitar e levantar.

Ambiente adequado

Durma em um ambiente aconchegante, com temperatura agradável, escuro e silencioso.

 

3 Aspectos para garantir que o dia seguinte será leve.

  • DURAÇÃO: Quantidade de horas suficientes para o seu descanso, nunca sendo inferiores a seis horas por noite.
  • CONTINUIDADE: Os ciclos do sono devem ocorrer continuamente sem interrupções.
  • PROFUNDIDADE: O sono deve ser suficientemente profundo para a pessoa se sentir bem no dia seguinte.

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